Como desenvolver soft skills em atitudes do dia a dia

     Estudos apontam que em 2022 aproximadamente 42 % das tarefas realizadas por humanos serão feitas por robôs e que em 2025 serão 50 %. Este futuro é preocupante, mas talvez seja um ponto importante para nós (Veja mais Epocanegocios.

 Um dos nossos maiores diferenciais em ser humanos é... ser humanos. Sim, parece até redundante, mas se pararmos para pensar o homem fez a tecnologia sua imagem e semelhança. E hoje as máquinas aprendem, se desenvolvem, têm capacidade cognitiva.

   Um dos pontos interessantes é que algumas vezes acabamos tendo relações interpessoais, pela internet ou não, “robotizando” as formas de interagir, ou seja, estamos copiando o que há de pior na tecnologia. E a sugestão é fazermos justamente o caminho inverso, isto é, o caminho profissional é o caminho da humanização e da personalização.

   No Fórum Econômico Mundial de 2018 foi apontado que a inteligência emocional é uma das principais habilidades para o profissional do presente/futuro. Em pela revolução industrial 4.0 é relevante e necessário que as pessoas conheçam a si próprias para se tornarem capazes de lidar com frustrações, controlar impulsos e manter a motivação, independente das adversidades.

“91% dos profissionais no Brasil são contratados por competências técnicas e demitidos por competências comportamentais” (Grupo Page, 2018)

   Então a pergunta que não quer calar é: Será que as soft skills fazem diferença no meu currículo?

    Por isso, chegou o momento de você diferenciar o que são soft e hard skills.

   Hard skills são habilidades técnicas, que desenvolvemos tecnicamente, por exemplo, em um curso de Excel. Já as soft skills são habilidades comportamentais, tais como: criatividade, relacionamento interpessoal, comunicação assertiva, inteligência emocional, resolução de problemas complexos, pensamento crítico, entre outras. E se pararmos para pensar são as mais difíceis de serem desenvolvidas, pois só são aprendidas e desenvolvidas com as experiências diárias.

    As pessoas que se destacam dentro da empresa e que almejam cargos maiores não são, feliz ou infelizmente, as que possuem a parte técnica melhor, mas sim as que se adaptam mais facilmente as mudanças - cada vez mais rápidas e perturbadoras.

    Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (Confira aqui) estimou que a economia global perde 1 trilhão de dólares todo o ano devido a depressão e ansiedade. Além disso, são a terceira causa de benefício previdenciário auxílio-doença no Brasil.

   O profissional que se espera para o futuro próximo, além de possuir um conhecimento sólido em seu seguimento, possuirá capacidade de produzir e cocriar com times multidisciplinares.

     4 dicas para desenvolver as soft skills no ambiente de trabalho e nas relações pessoais:

    1- Receber feedbacks – o recebimento de um feedback é uma boa oportunidade para você exercitar as soft skills, ou seja, não interprete como algo pessoal, você pode trabalhar o pensamento crítico para aceitar comentários mais desfavoráveis, analisando as suas limitações e onde pode melhorar e ainda, se adaptar aos desafios propostos.

   2- Assumindo novos desafios – analise os desafios ou as mudanças como oportunidades para você se desenvolver, ou seja, seu crescimento começa quando a zona de conforto termina.

  3- Relações interpessoais - dificilmente iremos escolher com quem trabalhar. Lidar com pessoas de diferentes personalidades pode ser muito engrandecedor para a nossa inteligência emocional. Quando você é contrariado a sugestão é buscar compreender o ponto de vista da outra pessoa e expor sua visão de forma tranquila.

 O processo pode ser demorado e difícil, mas no final você observará que se não conseguiu fazer com que a pessoa mude de ideia ou entenda o seu lado, ao menos você progrediu na tentativa de diálogo.   

  4- Autoconhecimento – conhecer as suas fraquezas e fortalezas permite que você possa encontrar um equilíbrio ideal nas diferentes situações, tanto com pessoas parecidas quanto totalmente opostas a você. E caso você ainda não consiga identificar, esse pode ser o momento certo, pois o autoconhecimento nunca pode parar de ser desenvolvido.

    Por isso, deixe os cálculos para as máquinas e vamos nos dedicar ao ser humano, além de ser um caminho sem volta e agradável, ganhamos de bônus que isso não pode ser substituído por sistemas de inteligência artificiais.

 

Profa. Larissa Albunio Silva

Profa. Fernanda de Freitas Borges


Imagem 01 - Fonte E&Produção
Imagem 02 - Fonte Pixabay
Desenvolvimento - Comunicação Fatec Jaboticabal
Texto - Larissa Albunio Silva e Fernanda de Freitas Borges

Comentários

  1. Ótima abordagem do assunto, freqüentemente podemos observar casos em que o desenvolvimento interpessoal é mais importante que o desenvolvimento técnico. Não é necessário a quem coordena entender completamente do assunto, pois este pode ter assessores para orientá-lo, no entanto a habilidade em lidar com o ser humano é imprescindível.

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    1. Obrigada por comentar Marcos. Lidar com pessoas de forma empática e com respeito é imprescindível mesmo. Desenvolver Soft skills pode levar uma vida inteira ou quem sabe várias vidas 😉

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  2. Muito bom....como diz o ditado, não adianta ter currículo e não ter educação, e é isso dentro das empresas, se não tiver boa convivência, interação, ser empático e saber ouvir, possivelmente vai levar todo círculo profissional a ruína.

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