Como desenvolver soft skills em atitudes do dia a dia
Estudos apontam que em 2022 aproximadamente 42 % das tarefas realizadas por humanos serão feitas por robôs e que em 2025 serão 50 %. Este futuro é preocupante, mas talvez seja um ponto importante para nós (Veja mais Epocanegocios.
Um dos nossos maiores diferenciais em ser humanos é... ser humanos. Sim, parece até redundante, mas se pararmos para pensar o homem fez a tecnologia sua imagem e semelhança. E hoje as máquinas aprendem, se desenvolvem, têm capacidade cognitiva.
Um dos pontos interessantes é
que algumas vezes acabamos tendo relações interpessoais, pela internet ou não,
“robotizando” as formas de interagir, ou seja, estamos copiando o que há de
pior na tecnologia. E a sugestão é fazermos justamente o caminho inverso, isto
é, o caminho profissional é o caminho da humanização e da personalização.
No Fórum Econômico Mundial de 2018 foi apontado que a inteligência
emocional é uma das principais habilidades para o profissional do
presente/futuro. Em pela revolução industrial 4.0 é relevante e necessário que
as pessoas conheçam a si próprias para se tornarem capazes de lidar com
frustrações, controlar impulsos e manter a motivação, independente das
adversidades.
“91%
dos profissionais no Brasil são contratados por competências técnicas e
demitidos por competências comportamentais” (Grupo Page, 2018)
Então a pergunta que não quer
calar é: Será que as soft skills fazem diferença no meu currículo?
Por isso, chegou o momento de
você diferenciar o que são soft e hard skills.
Hard skills são habilidades
técnicas, que desenvolvemos tecnicamente, por exemplo, em um curso de Excel. Já
as soft skills são habilidades comportamentais, tais como: criatividade,
relacionamento interpessoal, comunicação assertiva, inteligência emocional,
resolução de problemas complexos, pensamento crítico, entre outras. E se
pararmos para pensar são as mais difíceis de serem desenvolvidas, pois só são
aprendidas e desenvolvidas com as experiências diárias.
As pessoas que se destacam
dentro da empresa e que almejam cargos maiores não são, feliz ou infelizmente,
as que possuem a parte técnica melhor, mas sim as que se adaptam mais
facilmente as mudanças - cada vez mais rápidas e perturbadoras.
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (Confira aqui) estimou que a economia global perde 1 trilhão de dólares todo o ano devido a depressão e ansiedade. Além disso, são a terceira causa de benefício previdenciário auxílio-doença no Brasil.
O profissional que se espera
para o futuro próximo, além de possuir um conhecimento sólido em seu
seguimento, possuirá capacidade de produzir e cocriar com times
multidisciplinares.
4 dicas para desenvolver as
soft skills no ambiente de trabalho e nas relações pessoais:
1- Receber feedbacks – o
recebimento de um feedback é uma boa oportunidade para você exercitar as soft
skills, ou seja, não interprete como algo pessoal, você pode trabalhar o
pensamento crítico para aceitar comentários mais desfavoráveis, analisando as
suas limitações e onde pode melhorar e ainda, se adaptar aos desafios
propostos.
2- Assumindo novos desafios –
analise os desafios ou as mudanças como oportunidades para você se desenvolver,
ou seja, seu crescimento começa quando a zona de conforto termina.
3- Relações interpessoais -
dificilmente iremos escolher com quem trabalhar. Lidar com pessoas de
diferentes personalidades pode ser muito engrandecedor para a nossa
inteligência emocional. Quando você é contrariado a sugestão é buscar
compreender o ponto de vista da outra pessoa e expor sua visão de forma
tranquila.
O processo pode ser demorado e difícil, mas
no final você observará que se não conseguiu fazer com que a pessoa mude
de ideia ou entenda o seu lado, ao menos você progrediu na tentativa
de diálogo.
4- Autoconhecimento – conhecer as suas fraquezas
e fortalezas permite que você possa encontrar um equilíbrio ideal nas
diferentes situações, tanto com pessoas parecidas quanto totalmente opostas a
você. E caso você ainda não consiga identificar, esse pode ser o momento certo,
pois o autoconhecimento nunca pode parar de ser desenvolvido.
Por isso, deixe os cálculos
para as máquinas e vamos nos dedicar ao ser humano, além de ser um caminho sem
volta e agradável, ganhamos de bônus que isso não pode ser substituído por
sistemas de inteligência artificiais.
Profa. Larissa Albunio Silva
Profa. Fernanda de Freitas Borges
Ótima abordagem do assunto, freqüentemente podemos observar casos em que o desenvolvimento interpessoal é mais importante que o desenvolvimento técnico. Não é necessário a quem coordena entender completamente do assunto, pois este pode ter assessores para orientá-lo, no entanto a habilidade em lidar com o ser humano é imprescindível.
ResponderExcluirObrigada por comentar Marcos. Lidar com pessoas de forma empática e com respeito é imprescindível mesmo. Desenvolver Soft skills pode levar uma vida inteira ou quem sabe várias vidas 😉
ExcluirMuito bom....como diz o ditado, não adianta ter currículo e não ter educação, e é isso dentro das empresas, se não tiver boa convivência, interação, ser empático e saber ouvir, possivelmente vai levar todo círculo profissional a ruína.
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