REpense, REcicle - CONSTRUÇÃO DE COMPOSTEIRA

CONSTRUÇÃO DE COMPOSTEIRA COM BALDE E RECIPIENTES GRANDES DE PLÁSTICO DURO 

            Observa-se que na maior parte da população o resíduo orgânico é dispensado e misturado com outros materiais, sendo que se pode reaproveitar e transformar em um excelente adubo orgânico na utilização de jardins, hortas e entre outros, contribuindo com o meio ambiente.

            Primeiro passo para realizar o processo de compostagem orgânica é a separação do lixo dentro da nossa própria casa, iniciando com a distinção entre o lixo orgânico (alimentos crus ou cozidos como cascas, bagaços, caroços e sementes de frutas e hortaliças, borra de café) e do não orgânico (vidro, metal, plástico, embalagens longa vida, isopor, pilhas e baterias). Separar o lixo orgânico é um hábito que se adquire facilmente, uma vez separado o lixo, você poderá fazer uso de uma composteira caseira.

            Através da compostagem podemos produzir adubo orgânico para cultivo de plantas e nutrir o solo, estabilizar o pH entre outros. Observa-se que enquanto o lixo orgânico está indo para o aterro sanitário se torna um desperdício. É necessário programar iniciativas nas residências de que a compostagem é uma matéria orgânica que podemos aproveitar para produzir adubos orgânicos.  A constituição brasileira em seu artigo de nº225 diz:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (BRASIL, 1988, p. 131).

            Conforme a Abrelpe 2014 foi com o crescimento da população urbana que também ocorreu aumento de resíduos.

            Segundo Brasil (2016) ao longo dos anos vem sendo uma exigência para que os governantes tenham um olhar mais abrangente nas questões ambientais, dar importância as questões dos resíduos urbanos.

            Para estimular a população fazer a separação desse resíduo orgânico deve-se orientar como fazer em sua casa, entre outros (ABREU, 2013). De acordo com Brasil (2017) decomposição de matéria orgânica na compostagem sofre um processo que ocorre oxigênio, temperatura e umidade assim gerando fertilizante.


Metodologia

             Desenvolver um método prático e barato para a população fazer na própria casa e contribuindo com meio ambiente, nesse trabalho vamos retratar de uma linguagem simples para que o leitor não fique com dúvidas e abraçar essa ideia.

           É recomendado utilizar equipamento de proteção individual que são as luvas para manuseio desse resíduo. Descrevem-se abaixo a partir do manual da Embrapa quais os materiais necessários para construção da composteira.

• 3 baldes de plástico duro com tampa

• 1 torneira de PVC de ½’

• 40 cm de cano PVC de ½’

 • 1 Flange (adaptador de encaixe) de PVC de ½’

• 1 conector (curva) de PVC de ½’

• 10 parafusos com porca (para vedação) Fonte - https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/136838/1/CPAF-AP-Folder-COMPOSTEIRA.pdf

• Para vedar utilizar resina ou silicone

• 1 pedaço de carvão vegetal triturado

• 1 punhado de algodão

 

Como fazer a composteira

1)      No Balde 1 deverão ser feitos vários furos de 6 mm na tampa, com 2 cm de distância entre si, e no balde deverá ser encaixada a torneira, a 3 cm da base.

2)      No Balde 2 devem ser cortados a tampa e o fundo, para permitir a passagem dos resíduos.

3)       No Balde 3 cortar o fundo e instalar o adaptador de encaixe com os dois pedaços de cano de 20 cm unidos pelo conector (curva).

4)      Na saída de ar, inserir Algodão / Carvão triturado / Algodão, fazendo um filtro.

5)      Os baldes devem ficar empilhados; entre os baldes 1-2 e 2-3, devem ser colocados cinco jogos de parafuso e porca para o ligamento da tampa com o balde de cima.

6)      Usar resina ou silicone para vedação entre os baldes 1-2 e 2-3.

 

            Como saber quando a compostagem, está pronta é bem simples, quando o balde 2 e 3 estiver com a matéria bem escura (adubo orgânico) pode adicionar na terra, caso o balde 2 e 3 estiver preenchido e a matéria não estiver escura deve colocar mais 5 cm de serragem, tampar e deixar por mais 30 dias até o processo de decomposição, estando pronto para ser utilizado nas plantas, misturando à terra na proporção de 3 kg por metro quadrado.

 

            O que não pode colocar na composteira: óleo de fritura, muita quantidade de casca de limão e laranja, carnes vermelhas, peixe, frango e frutos do mar.


 

Processo de como utilizar a composteira

             Colocar uma camada de pelo menos 5 cm de serragem, palha ou aparo de grama no balde 2, que ali vai ser feito o processo de decomposição, serão adicionado no balde 3 e 2 os resíduos orgânicos, depois é colocado uma camada de serragem e outra de matéria orgânica.

            O chorume ele é utilizado para irrigar as plantas uma vez por semana com 1 litro de dele para vinte litros de água, mas em plantas de vasos aplica apenas 100 ml para cada 10 dias, ele serve como um ótimo fertilizante para as plantas.


Considerações Finais

            A elaboração desse trabalho foi diagnosticado que as pessoas pode sim de maneira simples dar o melhor destino para esses resíduos orgânicos gerados em sua própria residência, possuindo assim um adubo de ótima qualidade para ser utilizado em jardins, hortas e entre outros, contribuindo com o meio ambiente.




Aline Aparecida Américo de Moura

"Atualmente com 38 anos, aluna do curso de Gestão Ambiental, participou do Projeto Repense, Recicle com a linha de pesquisa sobre composteira."


 Participe do grupo de Facebook do Projeto - CLIQUE AQUI



PROJETO REPENSE, RECICLE

RESÍDUOS SÓLIDOS: POSSIBILIDADES PARA O SEU ENCAMINHAMENTO

Pesquisa realizada pela aluna do curso de Gestão Ambiental – Aline Aparecida Américo de Moura

Adaptação texto para Blog - Valeria Zanotti (Comunicação Fatec Jaboticabal)

Docente Responsável Prof. Me. Baltasar Fernandes Garcia Filho e a coordenadora do curso de Gestão Ambiental Profa. Dra. Rose Maria Duda.



Referência

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013. São Paulo, 2014. 112 p. [ Links ]

ABREU, M. J. (2013). Gestão comunitária de resíduos orgânicos: o caso do Projeto Revolução dos Baldinhos (PRB), Capital Social e Agricultura Urbana. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. 182 p.

 BRASIL (2017). Ministério do Meio Ambiente. Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos: manual de orientação. Brasília, DF, 68 p.

EMBRAPA. Como montar um composteira. 2014. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/136838/1/CPAF-AP-Folder-COMPOSTEIRA.pdf - Acesso em: 02 maio 2021.

Imagem 01 - Video Composteira Doméstica - Como fazer (Youtube) pelo canal Epagr 

Imagem 02 - Clique na imagem

Comentários

  1. Parabéns Aline! que legal que material bom, por sinal todo esse conteúdo ficou maravilhoso seu trabalho, está de parabéns mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Destaque do Blog

Governança para a Sustentabilidade

Certificação Bonsucro