Projeto REpense, Recicle - Meios de otimização do consumo de água potável no ambiente doméstico

        

        O aumento das populações humanas, e por consequência, a necessidade de aumentar a produção de insumos, aliada a má gestão dos recursos hídricos, assim como o aumento do consumo por si próprio, gerou impactos significativos na quantidade de água potável disponível e toda essa dinâmica gera a poluição de rios por esgotos domésticos, segundo os indicadores de desenvolvimento sustentável, aliada a falta de saneamento básico é um dos maiores problemas do país, onde mais de 110 mil km de trechos de rio estão com a qualidade comprometida devido ao excesso de carga orgânica, sendo que em 83.450 km não é mais permitida a captação para abastecimento público devido à poluição e em 27.040 km a captação pode ser feita, mas requer tratamento avançado.

     *83,7% dos habitantes são atendidos com abastecimento de água tratada, tendo como consumo médio de água 153,9 litros per capita diário no país.

    *Deve-se levar em consideração ainda a perda de água no processo de distribuição residencial, que alcançam 39,2% na média nacional.

    Com esses dados de consumo de água e sua disponibilidade finita é necessário a busca de redução do consumo que poderá ser otimizada e poupada com as tecnologias disponíveis algumas até de baixo custo e de fácil aplicação com arejadores e restritores de vazão e vasos sanitários de duplo comando e meios de reuso de águas cinzas e águas de chuva que exigem um investimento maior, mas ainda são viáveis.

      A escolha de aparelhos economizadores de água apresenta um crescimento significativo, e estas alternativas para um consumo moderado reduzem em até 80% das despesas na conta de água, esgoto e energia. Por isso a preferência desses aparelhos é notável nas edificações, sendo medidas que dependem principalmente da tomada de decisão por parte dos profissionais e usuários das edificações.

    É provado que quanto mais for individualizado o gasto com água tratada no abastecimento urbano melhor são os resultados de consumo consciente. Outro fato ligado ao maior consumo pode estar ligado a condições socioeconômico do consumidor, a população de maior renda é o que mais consome água e a instalação de micro medidores em prédios demonstrou uma redução de até 30% no consumo de água nas residências.

    Em um estudo sobre dispositivos economizadores de água em residência populares, se verificou uma economia média de 41% no consumo de água o que representa um retorno financeiro em seis meses. 

  


        

CONCLUSÃO


     O uso racional da água potável é uma necessidade presente, um bem finito, essencial a vida e escasso em muitos pontos do planeta. No Brasil na maioria das regiões a crise hídrica não passa ser tão evidente em razão do seu clima e território, porém quanto maior o uso desse bem maior é a contaminação do ambiente dessa forma é preciso evitar seu desperdício e otimizar seu consumo de equipamentos que já existem no mercado.

    O dispositivo conhecido como hidrômetro que mede o consumo de água por ponto de distribuição poderá ser mais eficiente se deixar de utilizado de forma genérica em edificações multifamiliares, o que já foi mostrado ineficiente em razão do maior consumo em relação a medição individual.

    Os equipamentos comprovadamente eficientes como arejadores e restritores de vazão, que possuem baixo custo e implantação simples, bacias sanitárias de duplo comando e a instalação de cisternas que necessitam de maiores investimento e espaço para instalação, dificuldade essa que poderá ser superada em se tratando de imóveis novos em construção, que nesse caso a agua armazenada são utilizadas para fins não potáveis como bacias sanitárias, lavagem de pisos, rega de jardim entre outros, deveriam ser melhor divulgados ou até mesmo criadas novas regras para imóveis novos como já existem em algumas cidades a década como ocorre na cidade de Curitiba e mais recentemente em Francisco Beltrão ambos no estado do Paraná em que são obrigados a instalação de cisternas.

    No atual cenário envolvendo custos e tecnologias já existentes aliados a dados concretos apontados em estudos, a difusão dos dispositivos apontados no presente trabalho a comunidade é essencial na formação de uma consciência na comunidade, da necessidade de cada um contribuir com o uso consciente da água e exigir novas legislações que caminhem nesse sentido.




PROJETO REPENSE, RECICLE :

MEIOS DE OTIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA POTAVEL NO AMBIENTE DOMÉSTICO

        Projeto e pesquisa realizados pelo aluno do curso de Gestão Ambiental - LUIS MARIO HISAMATSU

Adaptação texto (Blog) - Valeria V. Zanotti (Comunicação Fatec Jaboticabal)


Docentes Responsáveis - Prof. Me. Baltasar Fernandes Garcia Filho e Profa. Dra. Rose Maria Duda.


Produção Artes/Posts - Valeria V. Zanotti (Comunicação Fatec Jaboticabal)




REFERÊNCIAS

ANA. Disponível em: [https://www.gov.br/ana/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cooperacao-internacional/agua-no-mundo] Acesso em: Nov. 2021.

ATLAS ESGOTO. Disponível em:[ http://atlasesgotos.ana.gov.br/ Acesso em Nov.2021.

DE ANDRADE, Tony Lincoln Dias. Reuso de água de chuva: Estudo de concepção técnico-econômico de cisterna em residência unifamiliar. In: Simpósio de Engenharia de Produção. 2019.

FAO. Disponível em: [https://www.fao.org/news/story/pt/item/283456/icode/] Acesso em Nov. 2021.

IBEAS. Disponível em: [https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2018/IX-032.pdf.Acesso em Nov.2021.

SEMPRE SUSTENTÁVEL. Aproveitamento de Água da Chuva. Disponível em: [https://www.sempresustentavel.com.br/hidrica/aguadechuva/agua-de-chuva.jpg.] Acesso em: Out. 2021.

MEDEIROS, J. A. Relação entre consumo de água per capitã e condição socioeconômica da população do Município de Cajazeiras-PB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso.

ROCHA, M. C. L. Análise de consumo per capita em edificações multifamiliares que empregam sistema de medição individualizado e coletivo: estudo de caso em Mossoró. Trabalho final de graduação. Engenharia Civil. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 2018.

ROCHA, R. MORAES, S. B.; PUGLIESI, E.; SANTESSO, C. C. (2017). Viabilidade socioambiental e econômica de tecnologias e alternativas para a gestão de água em residências unifamiliares. Conferência: 29 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Congresso ABES / FENASAN.

SABESP. Manual de gerenciamento para controladores de consumo de água. São Paulo, 2009

TEIXEIRA, L. C.; MENDES, G. COELHO, P.; BELMONT, D; PONTE, V.; XIMENES, S. Determinação do coeficiente de consumo per capita de água potável em edifícios multifamiliares de classe média-alta no município de Belém/PA. 30º Congresso ABES. 2019.

TOMAZ, P. Economia de água para empresas e residências: um estudo atualizado sobre medidas convencionais e não convencionais do uso racional da água. Navegar, 2001.

Trata Brasil. Disponível em: [https://www.tratabrasil.org.br/pt/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/agua]. Acesso em: Nov. 2021.

 

 


Comentários

Destaque do Blog

Governança para a Sustentabilidade

Certificação Bonsucro