A questão da água no Brasil

Olá pessoal!

   Dia 22 de março, sexta passada, foi escolhido pelas Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial da Água. Aliás, a terra deveria chamar-se Planeta Água. Se algum ET passou por aqui certamente nos deu esse nome.

     Veja o vídeo Planeta Água que vocês concordarão comigo.

   Mas, lamentavelmente, para a humanidade, a questão não é tão simples, dos 1,34 milhões de quilômetros cúbicos de água, da terra, só 2,5% é doce. Mesmo assim, grande parte está congelada em geleiras e nos polos, disponível mesmo só 3%.
   
   Nós, brasileiros, estamos numa situação bastante privilegiada, 12% da água disponível do planeta está no nosso território. Mas como desprezamos esse presente da natureza: tratamos pouco e mal nossos esgotos urbanos e industriais, assorearam os rios e desperdiçamos irresponsavelmente. A continuar como está, vamos destruir a Amazônia, nosso maior reservatório. Mas, enfim leiam o texto abaixo que é um excelente início de discussão.


    Enquanto escrevia esse pequeno texto me lembrei de uma frase popular: “um copo de água não se nega a ninguém” Até quando isso irá se manter?


Um grande abraço à todos!

Elaborado por Prof. Paulo Corrêa - Desenvolvido por Comunicação Fatec Jaboticabal - Imagem Autossus



Comentários

Destaque do Blog

Governança para a Sustentabilidade

Certificação Bonsucro