Tempo para aprender Inglês


 Helloeverybody! 

Hoje gostaria de compartilhar com vocês um assunto que, volta e meia, aparece nas conversas com alunos, colegas professores e amigos: é, realmente, possível aprender inglês em um tempo "x"Minha resposta a essa pergunta é outra pergunta: quanto tempo você vai se dedicar a aprender inglês (ou qualquer outra coisa, diga-se de passagem)?  

Qualquer coisa que nos propusermos a aprender depende de dedicação, certo? Assim, quanto mais tempo você se dedicar ao que quer aprender, maiores são as chances de você ficar bom naquilo!  

Malcom Gladwell, em seu livro "Outliers" (com o título em português "Fora de série: outliers"), afirma que existem inúmeras as variáveis para que uma pessoa alcance o sucesso. Mas, evidencia que pessoas que são outliers (que, segundo o dicionário Cambridge online, são "pessoas, coisas ou fatos que são muito diferentes de outras pessoas, coisas ou fatos, de modo que não podem ser consideradas, quando vamos traçar conclusões gerais), embora normalmente se beneficiem de contexto especial disponível, têm uma característica em comum: todos praticaram uma quantidade de tempo extraordinária (o autor fala em mais de 10.000 horas!!!). Sim, esses casos não são comuns. Estamos falando dos Beatles e de Mozart, mas o que quero dizer é que nosso aprendizado vai, em parte, depender da quantidade de tempo que dedicamos a ele. 

No caso do inglês, temos countless materials1  e cursos disponíveis na Internet. Eles funcionam? Vou mesmo ficar fluente em 6 meses? Depende: quanto tempo você vai se dedicar ao estudo da língua??? Sempre digo aos meus alunos que, se eles se dedicarem 15 minutos por dia, como anuncia uma escola de ensino online, eles vão falar inglês em pouco tempo (não poderia afirmar que são exatos 6 meses, mas é provável que se perceba uma melhora considerável nesse tempo aproximado).  

"Teacher, mas eu não tenho tempo para praticar todos os dias!". Será que não? Por que não fazer sua lista de compras ou de afazeres diários em inglês? Por que não configurar seu celular ou suas redes sociais em inglês? (Fala a verdade, você não lê mais onde clica, você sabe onde clicar...)Portanto, se você deseja falar inglês (ou qualquer outra língua, ou qualquer outra coisa que você deseja aprender) ou melhorar o seu nível de inglês, talvez, o que eu possa dizer é: seja curious and creative2!! Procure ter contato com tudo o que você puder (e gostar) em inglês e tente criar formas de colocar a língua no seu dia a dia. Em pequenas coisas. Mas dedique-se diariamente, ainda que poucos minutos, a ela. 

Try it! I'm sure you'll see changes! It is possible to learn  English in a certain time! It depends on you3 


                                                                                                       Profa. Priscilla Ferro




Imagem 01 - Site eJOY
Desenvolvimento - Valeria Z/Comunicação Fatec Jaboticabal e Fernanda de Freitas Borges
Texto - Priscilla Ferro


 

Comentários

  1. que massa! vou aplicar isso e ter mais disciplina para um bom aprendizado, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Destaque do Blog

Governança para a Sustentabilidade

Certificação Bonsucro