REpense, REcicle - Preparação de solo e técnicas de germinação de mudas para espaços abertos e em recipientes residenciais


    O acelerado ritmo de vida nas cidades, principalmente em decorrência por trânsito intenso, uma grande carga horaria de trabalho extenuante e pouco tempo disponível para as atividades de lazer faz com que hoje a sociedade urbana contemporânea destine tempo reduzido para os cuidados necessários especialmente com a alimentação e a saúde.

    Considerando-se que o grande interesse das pessoas no consumo diário por alimentos mais saudáveis e livres de agroquímicos, o cultivo de hortas em ambiente doméstico vem tornando-se uma ótima opção para quem possui espaços desocupados e está interessado em produzir hortaliças para consumo próprio. Com isso, é possível aproveitar espaços livres como corredores, varandas, sacadas e quintais para produzir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. Com cuidados diários e uma boa imaginação, é possível colher hortaliças de boa qualidade em sua casa ou até mesmo apartamento, com isso alimentando-se melhor.

    O plantio de hortas em pequenos espaços sem sendo uma alternativa para pessoas que não possuem em suas residências espaço suficientes para o preparo de uma horta convencional em canteiros, que é o método tradicional. Este cultivo deve ser feito em lugares onde haja sol em pelo menos em um período do dia, ou seja, que tenha sol por aproximadamente 5 horas diárias e que tenha uma boa luminosidade, para que assim as plantas possam realizar a fotossíntese necessária para completar seu ciclo de desenvolvimento.

    Uma das principais vantagens em ter a própria horta orgânica em sua residência é ter a certeza de que os frutos, ervas e folhas colhidos são realmente orgânicos e ricos em nutrientes, ao contrário dos alimentos os quais são processados e industrializados que possuem em sua composição vários ingredientes químicos, levando a perda de grande parte do seu valor nutritivo. Outra grande vantagem é a possibilidade de criar um ambiente agradável e bonito, transformando assim qualquer pequeno espaço, como uma cozinha, lavanderia escada ou varanda por exemplo em uma horta orgânica.

 Como preparar o solo para plantio

    Preparar o solo é um dos passos mais importante para quem quer aprender como fazer uma horta orgânica em sua residência, pois é através dele que a planta irá receber seus nutrientes. O solo deve ser fértil e principalmente estar descompactado, ou seja, “fofo” (na densidade adequada) para que assim a entrada de nutrientes aconteça juntamente com o crescimento do sistema radicular da planta e sua nutrição possa ser adequada. Além da nutrição, existe outros fatores que deve-se ter preocupação que é com a irrigação do solo, que deve manter-se úmido, porém nunca encharcado, para que com isso não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias nas plantas. 

    Vamos falar sobre o solo para produção em vasos, esse tipo de solo é muito conhecido como substrato, o qual deve ser preparado e ter tido a adubação orgânica corretamente. O pH (acides) do solo também é um fator de suma importância. Estudos recomendam que a faixa ideal de pH para hortaliças está entre 5,5 e 6,5, esses valores podem ser alcançados e controlados através da adição de nutrientes ao solo. É recomendado que a adubação orgânica de pré-plantio, seja feita entre os meses de setembro a março, culminando com o clima mais quente e úmido, proporcionando assim, a absorção dos nutrientes pelas plantas.

    Para a manutenção nutricional desse solo, é aceitável a utilizar de diversos adubos orgânicos confeccionados com o próprio lixo doméstico orgânico, como cascas de ovos que são uma extraordinária fonte de Cálcio e apresentam uma boa cobertura ao solo. Com isso aos poucos vai-se utilizando toda a matéria orgânica disponível como adubo orgânico, o que aconselho é que utilizem a adubação orgânica de uma forma sistêmica dependendo da cultura que será produzida, como por exemplo, o uso de adubo totalmente orgânico rico em NPK e que pode ser feito com ingredientes caseiros, como borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar um pouco de água até ficar bem diluído e pronto. A aplicação de matéria orgânica no solo atua na estrutura do solo, na manutenção e desenvolvimento da vida microbiana do solo e no aporte de nutrientes.

    Para preparar o solo, temos que ter areia, terra adubada e composto orgânico. É de suma importância que seja colocado a mesma medida dos três, pois a terra é responsável pela umidade adequada para o desenvolvimento das plantas, a areia auxilia na drenagem e o composto orgânico fornecerá os nutrientes essenciais para que as plantas cresçam bem vigorosas.

    Se houver falta de espaço, há diferentes opções de hortas verticais em lojas especializadas, com reservatórios de água e auto irrigação, que dispensa a rega diária por até duas semanas. Em vez de temperos e hortaliças, é possível deixar a casa colorida com diferentes tipos de flores.


Técnicas de germinação de mudas

    Para a obtenção de mudas sadias e com alto padrão fisiológico, deve-se perceber que, antes que a plântula emerja do solo, vários processos metabólicos já ocorreram na semente e que culminam com a germinação, pois a produção de mudas se caracteriza como a fase inicial de todo o processo de produção, e depende diretamente dos insumos utilizados e do manejo adotado. Diante disso, é essencial que se utilize sementes de boa procedência, com uma excelente percentual de germinação. Isso quer dizer que sementes de alta qualidade proporcionarão um plantio uniforme. 

    Em geral, considera-se semente de alta qualidade aquela que germina rapidamente, originando uma plântula normal e sadia, livre de contaminações, com todas as estruturas essenciais desenvolvidas, ou seja, sistema radicular e parte aérea. A germinação, na verdade, é o resultado do crescimento ativo do embrião, usualmente após o período de repouso (quiescência). Isto segue uma específica sequência de eventos, que incluem: embebição, ativação enzimática, início do crescimento do embrião, ruptura da testa ou tegumento, e emergência da plântula.


Dicas para preparar uma sementeira em casa

    As sementes são responsáveis por gerar as mais variadas hortaliças da nossa horta orgânica, além dos deliciosos tubérculos e raízes, essas plantas ornamentais que transformam nossa casa em um maravilhoso jardim. Sementeiras pode ser canteiros, recipientes como bandejas, garrafas pets, ou qualquer lugar onde seja possível controlar um ou mais fatores ambientais para que a sua produção seja eficiente como por exemplo: temperatura, água, vento e/ou iluminação.

    Você não precisa estar em um ambiente repleto de tecnologia como sistemas de irrigação em estufa para ter uma sementeira. Você poderá produzir em uma pequena bandeja de ovo e pode colocá-la perto da janela para pegar luz por algumas horas e depois levar para um local mais arejado, que já estará controlando um fator na sua sementeira o objetivo final é que suas plantas germinem de maneira saudável. Depois que germinar, você pode transplantá-las para um ambiente maior ou deixá-las crescer na própria sementeira que criou.

    Coloque as sementes na bandeja não muito fundas, porém o suficiente para cobri-las completamente com o substrato, ou seja em uma profundidade de 1 cm, quando as mudas apresentarem de três a quatro folhas definitivas, arrancam-se as plantas mais fracas e deixam-se as mais vigorosas.

Escolha o melhor local para a sua sementeira

    Proteja sua sementeira de vento, animais domésticos e inundações. Lembre-se que você estará criando embriões que requer muito cuidado. Outra dica é não deixar as sementeiras próximo de onde já tenha surgido plantas daninhas ou que você tenha cultivado tubérculos. Isso pode prejudicar a germinação das sementes.

Luminosidade e temperatura ideais

    As sementeiras precisam ficar no sol com temperaturas médias a altas, é a energia solar e o ar quente que vão acelerar o processo de maturação da semente. Porém uma observação pois se sua região for muito quente com temperaturas acima de 32º C durante o dia, você terá que deixar a sementeira em sombra parcial, pois a temperatura ideal está em torno de 28ºC.

Irrigue sua sementeira com cuidado

    Irrigue sua sementeira sempre de forma bem homogênea. Se a sementeira for pequena, você poderá utilizar um borrifador duas vezes ao dia. Se for grande em canteiros, por exemplo: a irrigação, tanto na fase de semeadura quanto na fase de mudas, deve ser realizada duas vezes ao dia, no amanhecer e no fim da tarde. Para plantas jovens, uma vez ao dia, e as adultas de quatro a cinco vezes por semana. No entanto, caso o clima esteja muito quente, recomenda-se irrigar todos os dias, pela manhã e à tarde.


Considerações Finais

    Em um quintal em casa, um pequeno sítio ou até mesmo um terreno vazio cultivar uma horta na área urbana traz inúmeros benefícios tanto para a alimentação, quanto para o ambiente. O cultivo em uma horta urbana permite o consumo de alimentos mais frescos, com maior valor nutricional, além, de fortalecer a relação do homem com a natureza.

    Na horta urbana, os benefícios vão além, esse cultivo pode incluir socialmente pessoas que, por algum motivo, estavam discriminadas ou desocupadas; permite às crianças e jovens o acesso a uma experiência prática na produção de alimentos e pode até ser um bom escape, uma terapia contra o estresse do dia a dia que morar em meios urbanos pode trazer.

    Ter uma horta em casa não é difícil, porém é preciso alguns conhecimentos para ter um bom planejamento e uma boa produção. Neste trabalho, procuramos contribuir com algumas dicas para que você faça, com sucesso, uma horta em sua casa.






PROJETO REPENSE, RECICLE :

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: INFORMANDO A SOCIEDADE

        Projeto e pesquisa realizados pelo aluno do curso de Gestão Ambiental - Claudemir Tadeo Moura


Adaptação texto (Blog) - Valeria V. Zanotti (Comunicação Fatec Jaboticabal)


Docentes Responsáveis - Prof. Me. Baltasar Fernandes Garcia Filho e Profa. Dra. Rose Maria Duda.


Produção Artes/Posts - Valeria V. Zanotti (Comunicação Fatec Jaboticabal)






Referências

Como fazer horta. Disponível em: <http://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/como-fazer-horta-organica-domestica-em-6-passos> Acesso em: 26 set.2021.

Dias, L. B. Água nas plantas. Lavras: UFLA: CEAP Design, 2008. 53 p. Disponível
em: <http://www.ceapdesign.com.br/pdf/monografias/monografia_agua_nas
_plantas_lucia.pdf> Acesso em: 15 set. 2021.

Eco Desenvolvimento. Aprenda a fazer uma horta orgânica dentro de casa. 2009. Disponível em: <http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa>. Acesso em: 15 set. 2021.

Horta em pequenos espaços / Flávia M. V. T. Clemente, Lenita Lima Haber, editoras técnicas. Brasília, DF: Embrapa, 2012.

Manual natureza de ervas e temperos22 espécies para cultivar no jardim e usar na cozinha. São Paulo: Editora Europa, 2013. Disponível em:
<https://books.google.com.br/books?id=BblgAgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR, acesso em 19 set. 2021.

Salads creationsComo fazer horta em casa e revolucionar sua alimentação. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/images/pdf/como-fazer-sua-horta-em-casa-salad-creations.pdf> acesso em 12 set. 2021.

Comentários

Destaque do Blog

Governança para a Sustentabilidade

Certificação Bonsucro