Projeto REpense, Recicle - Compras por Impulso



            Diariamente recebemos diversos estímulos de compras que instigam os desejos que temos de adquirir um produto ou um serviço. São diversas as estratégias que as marcas e as empresas utilizam para encantar os seus potenciais clientes, nos pontos de venda, disposição das mercadorias na vitrine, nas gôndolas ou nas prateleiras e formas de pagamento acessíveis, já no meio digital a praticidade de comprar sem sair de casa, fretes grátis, são alguns exemplos de estratégias de encantamento para impulsionar as vendas.

            Nem sempre adquirimos uma mercadoria por estar precisando, por uma real necessidade, às vezes apenas compramos por impulso, pelo fato de que, na nossa concepção, algo estava muito barato e perder tal promoção seria algo inadmissível ou simplesmente porquê o nosso estado emocional daquele momento fez com que pensássemos que comprar resolveria o problema que estava nos afetando, se não nos atentarmos a isso, podemos desenvolver o hábito de comprar por impulso e como consequência perder o controle financeiro.

 

  

  “Por definição, compra por impulso é toda a aquisição feita sem pesquisa e sem planejamento, motivada, na maioria das vezes, por desejos momentâneos e sem necessidade, sem considerar as consequências futuras dessas compras. Em resumo, é a decisão não planejada de comprar algo, pensando somente no bem-estar a curto prazo. ” (SERASA, 2021)

Na compra por impulso o estado emocional é um fator perigoso, pois, a pessoa deixa de considerar o valor do produto adquirido, se as parcelas estão de acordo com o que pode pagar e como essa compra pode afetar sua vida financeira futuramente, nesse contexto comprar, é uma forma de aliviar algo que esteja sentido, como se fosse para preencher algo internamente, uma vontade de sempre comprar alguma coisa nova e ao perceber que o problema que a importunava não passou, a pessoa acaba se frustrando.

Esse tipo de comportamento pode impactar negativamente a vida financeira, causando desequilíbrio financeiro, como inadimplência e endividamento. Para evitar que isso aconteça, e ter uma visão da renda e dos gastos, uma planilha de organização financeira pode ser utilizada, não comprar algo de imediato, mas pensar, esperar alguns dias, pesquisar os preços, analisar se tal compra se encaixa no orçamento é uma excelente forma para manter o autocontrole, fazer compras somente quando estiver com o estado emocional bem, é outra dica muito válida para evitar compras desnecessárias, conhecer quais são os gatilhos que levam a comprar ajuda na hora de dizer não para a vontade de comprar, além disso, evitar andar com o cartão e não salvar os dados nas lojas online, ter os objetivos pessoais sempre em mente e focar neles. E a vantagem disso tudo é muito boa, será muito gratificante, saber que tem controle sobre a vida financeira e que pode decidir o que e quando quer comprar, além de ficar despreocupado em relações ás dívidas.

Atualmente, as compras online estão em alta, é possível realizar uma compra pela internet sem precisar sair de casa, a frequência de propagandas emitidas pelos anunciantes são enormes, o consumidor recebe inúmeras informações a todo momento, produtos que são pesquisados nos sites de busca da internet, ás vezes, só porque alguém quer saber o preço e nada mais, depois ficam aparecendo em todos os aplicativos e sites que são posteriormente acessados, e parece até que esses produtos ficam  perseguindo por onde quer que as pessoas naveguem na internet. Ao navegar nas páginas dos sites, rastros e dados das preferências das pessoas, o que gostam de fazer, o que gostam de comer, o que gostam de vestir e várias outras informações, essas informações são coletadas o tempo todo pelos algoritmos que vão criando conteúdos, interligando e relacionando produtos ou serviços, para assim, oferecer para as pessoas que gostam ou se interessam por aquele produto ou serviço.

É importante ressaltar que, “O arrependimento é algo bem comum entre as pessoas que fazem compras por impulso. Por isso, é importante saber que todo consumidor tem direito de se arrepender da compra de um produto ou da contratação de um serviço feito pela internet, telefone, catálogo, reembolso postal ou vendedor na porta de casa, isto é, fora da loja ou escritório comercial. É direito estabelecido no Código de Defesa do Consumidor. O prazo é de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.” (SERASA, 2021)

Um outro ponto importante de ser ressaltado é de que o consumidor recebe inúmeras informações a todo momento, “A dependência de informações gera um vício que causa fadiga, estresse, ansiedade, depressão e exaustão, fatores que geram as comparações e com isso ainda outros sentimentos como insatisfação, angústia, falta de foco, insegurança, insuficiência e, consequentemente, necessidade de imediatismo.” (SUPER CÉREBRO, 2021).

 

Materiais

            Para a realização dessa pesquisa foram utilizados o Google Forms (um aplicativo de gerenciamento de pesquisas) para coletar informações da sociedade por meio de um questionário claro e objetivo para a análise e medição do quanto a sociedade conhece sobre os assuntos relacionados aos temas do projeto e, também, buscas e pesquisas na internet.


Métodos

            Elaboração e planejamento de marketing por meio de um questionário com perguntas claras e objetivas de múltipla escolha sobre os temas abordados pelo projeto, os quais são: Diferença entre consumo e consumismo; Óleo de cozinha descarte correto e Técnicas de germinação de mudas para espaços residenciais, para assim coletar informações para, posteriormente, comunicar e divulgar a comunidade da região sobre projetos sustentáveis.

Após a implementação da pesquisa foi realizado o levantamento do resultado da pesquisa, análise e pontos onde focar informações, para assim, direcionar o planejamento de divulgação para informar a sociedade, o qual, compra por impulso foi identificado como um tema de relevante importância.

A pesquisa de mercado obteve um total de 27 respostas e, de acordo com os resultados obtidos na pesquisa, foi possível analisar que 23 pessoas, que correspondem a 85,2% das respostas já compraram algum produto por impulso, sem estar precisando, e depois usou poucas vezes ou até mesmo nem usou e que 4 pessoas, que correspondem a 14,8% das respostas não compraram nenhum produto por impulso, sem estar precisando, e depois usou poucas vezes ou até mesmo nem usou, ou seja, a maioria das pessoas abordadas pela pesquisa, já compraram um produto por impulso.

Os dados, acima citados, direcionaram ao assunto compras por impulso, permitindo assim, pensar em soluções para trazer informações sobre como ser menos impulsivo na hora da compra, de como as empresas utilizam suas estratégias para atrair o consumidor no ato da compra e como escapar dessas estratégias, para informar sobre curiosidades de como as empresas organizam os ambientes das lojas e dos sites para chamar de forma inconsciente a atenção do consumidor, para trazer informações sobre como as empresas utilizam os algoritmos e as informações geradas pelos canais de busca do consumidor para poder vender seus produtos e como podemos evitar isso e para informar sobre os malefícios causados pela quantidade de informações que recebemos diariamente, os quais, são assuntos desse presente projeto.

 

CONCLUSÃO

            Vivemos em uma era onde a sociedade tem vivenciado um cenário de mudanças e transformações rápidas e que recebe frequentes estímulos à compra e um volume muito grande de informações, com isso, um consumo consciente se faz necessário, pois esses estímulos podem criar a ilusão de que sempre precisamos de algo novo, o que pode não ser verdade, podemos cair em um círculo vicioso, de sempre pensar que precisamos adquirir mercadorias novas para estar feliz, portanto, pensar, esperar alguns dias, pesquisar os preços, analisar se tal compra se encaixa no orçamento são passos importantes para evitar a compra por impulso. Dessa forma, estaremos contribuindo com nosso bem-estar e nossa vida financeira e também com o meio ambiente para a redução dos impactos causados ao meio ambiente, como o acúmulo de lixo, poluição do ar, da água ou do solo.



PROJETO REPENSE, RECICLE :

                                            COMPRAS POR IMPULSO

        Projeto e pesquisa realizados pelo aluno do curso de Gestão Ambiental -ADRIELE CARNEIRO DOS SANTOS

Adaptação texto (Blog) - Samuel G. Mariano (Comunicação Fatec Jaboticabal)


Produção Artes/Posts - Samuel G. Mariano E Comunicação Fatec Jaboticabal




REFERÊNCIAS

ORTIZ. Compras por impulso: como evitar esse hábito. 2021. Disponível em: https://www.serasa.com.br/score/blog/compras-por-impulso-como-evitar-esse-habito/.Acesso em: 05 jun. 2022.

BRAGA. Saiba o que o excesso de informação pode fazer com seu cérebro. 2021. Disponível em: https://www.supercerebro.com.br/excesso-informacao-seu-cerebro/#:~:text=A%20depend%C3%AAncia%20de%20informa%C3%A7%C3%B5es%20gera,%2C%20consequentemente%2C%20necessidade%20de%20imediatismo.Acesso em: 05 jun. 2022.

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