Registro Fotográfico - Aves da Área Urbana da Cidade de Jaboticabal-SP


 AVES DA ÁREA URBANA DE JABOTICABAL (SP)

    Este trabalho é resultado do Projeto de Cooperação Avifauna de Jaboticabal, subordinado ao professor Celso Antonio Jardim e desempenhado junto a Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani no ano de 2022, com finalidade educacional. 

    Para concretização deste trabalho, foi realizado um levantamento qualitativo das principais espécies de aves ocorrentes na área urbana do município de Jaboticabal através de registros pessoais disponibilizados em plataformas online de ciência cidadã, como o WikiAves e o eBird.

     Através de registros fotográficos próprios, foi então elaborado um guia ilustrado das principais aves ocorrentes na área urbana de Jaboticabal. Cada página refere-se a uma espécie dentre 100 selecionadas, com foto, acompanhada de família a que pertence, nome comum, nome científico, comprimento e breve comentário para auxiliar a quem queira observar cada espécie na área urbana do município. É necessário mencionar que apenas uma foto de cada espécie foi utilizada, portanto, deve-se considerar que a representação de formas jovens ou de um dos sexos da espécie, quando há dimorfismo sexual, muitas vezes não ocorre neste trabalho. Ainda, na área urbana de Jaboticabal podem ser observadas outras espécies de aves que não constam neste material. A atividade de observação de aves vem crescendo muito no mundo, inclusive no Brasil. 

    O país apresenta excelente oportunidade para disseminação da prática, uma vez que apresenta uma rica diversidade de aves, mesmo em ambientes urbanos. A observação de aves pode ser realizada por praticamente qualquer pessoa, gerando benefícios à saúde e bem-estar físico e mental de quem a pratica. Além disso, observar e registrar as aves pode contribuir com o conhecimento científico das espécies e estreitar a boa relação dos cidadãos com o meio ambiente, eliminando relações conflituosas entre a espécie humana e as aves. 

João Vitor Oliveira de Souza


REFERÊNCIAS 

EBIRD. eBird: An online database of bird distribution and abundance. Ithaca: Cornell Lab of Ornithology. Disponível em: http://www.ebird.org. Acesso em: 07 jun 2022 

WIKIAVES. WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/. Acesso em: 07 jun 2022. SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. 

Você pode ver o arquivo completo clicando AQUI e fazendo o download.

Comentários

Destaque do Blog

Governança para a Sustentabilidade

Certificação Bonsucro