REpense, REcicle - Descarte correto de óleo de cozinha

Na realidade em que vivemos escuta-se muito em alternativas de preservação da natureza, sendo cada vez mais urgente a adoção de ações para a preservação ambiental. O mundo todo vem se mobilizando em busca de soluções que auxiliem na reversão do assustador ritmo de aceleração do aquecimento global, pois o ser humano, maior responsável pela poluição do meio ambiente, arcará com o maior prejuízo – a possibilidade da sua própria extinção.

Um dos resíduos gerados pelo homem é justamente o óleo de cozinha usado. Geralmente, esse resíduo é descartado diretamente no lixo ou nos ralos das pias, e 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.

Reaproveitar o óleo de cozinha não é um processo complicado, exige mais consciência ambiental e boa vontade que qualquer outro incentivo, um grande exemplo de reutilizar o óleo usado é fazer o sabão, muito bom para limpeza e totalmente biodegradável.

 

Devemos acrescentar que o óleo de cozinha usado em frituras é altamente prejudicial ao meio ambiente, e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos. Para sanar esse problema utilizam-se produtos químicos altamente tóxicos piorando ainda mais o problema da contaminação. Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo não é o descarte correto, pois:

    1 - Permanece retido no encanamento provocando entupimento nas tubulações das residências;

   2 - Se não houver um sistema de tratamento de esgoto adequado, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;

   3 – Se descartado no solo sua decomposição pode liberar gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa. 

Entendendo melhor os fundamentos e consequências graves que pode se ter com o descarte incorreto do óleo, vemos o quanto é importante pensarmos e organizarmos de forma efetiva projetos e processos que tenham resultados rápidos a curto prazo, para que possamos de forma sustentável poupar o meio ambiente de desastres causados pelo próprio ser humano.

Existem várias soluções para o óleo de cozinha usado, mas nos falta conscientização e atitudes de hábitos corretosComo já dissemos anteriormente, pode-se utilizar o óleo de cozinha usado para produção de sabão biodegradável. Mas, se não há interesse nessa produção, pode-se doar o óleo de cozinha usado para ONGs e empresas


Em Jaboticabal, por exemplo, a rede de Supermercados Savegnagopossui diversas ações que reforçam seu compromisso e preocupação com o meio ambiente, possuem um projeto de arrecadação de óleo usado, sendo assim a população leva o óleo usado e troca por óleo novo, o que é de grande ajuda na questão de economia, em parceria com a empresa Granol e Gran Diesel, onde a conscientização é trabalhada na sociedade como um todo. Podemos observr detalhes no cartaz abaixo:


 E:\TCC Natália Seron\TCC Bruna - Fatec 2020\Foto Ponto Coleta Óleo.jpeg

 

Passo a Passo Descarte do Óleo 

 

1 – Esperar o óleo esfriar na panela; 

2 – Após seu resfriamento, despejar com um funil em uma garrafa pet; 

3 – Vede a garrafa de forma a evitar odores, como derramar ou até mesmo atrair insetos; 

4 – Os utensílios usados com o óleo como panela, escumadeira, etc, devem ser limpos com guardanapos, sendo os mesmos descartados em um lixo orgânico; 

5 – Leve a garrafa cheia de óleo ao ponto mais próximo de seu local. 

 

Caso não haja o descarte do mesmo, pode – se ser fabricado sabão, produto de ótimo custo benefício, o sabão pode ser feito em casa mesmo ou enviado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel, como a já existe a muito tempo.

 

A entrega do óleo nos locais corretos é prática e estimula ainda mais pessoas a aderirem ao consumo consciente.

Para que a coleta funcione, é preciso ajuda da sociedade na reciclagem de óleo de cozinha, pois se trata de responsabilidade ecológica. Com a contribuição de todos, é possível minimizar ou prevenir danos causados ao meio ambiente. 

 



AUTORA DO PROJETO


Bruna Francisca Garcia

"Atualmente, com 39 anos, cursando o sexto semestre de Gestão Ambiental. Desenvolveu este projeto em busca de demonstrar as possibilidades e conscientização sobre reutilização do óleo. Sua energia vem da natureza!"


 


Participe do grupo de Facebook do Projeto - CLIQUE AQUI


PROJETO REPENSE, RECICLE

RESÍDUOS SÓLIDOS: POSSIBILIDADES PARA O SEU ENCAMINHAMENTO




Pesquisa realizada pela aluna do curso de Gestão Ambiental - Bruna Francisca Garcia

Adaptação texto para Blog - Valeria V. Zanotti (Comunicação Fatec Jaboticabal)

Docente Responsável Prof. Me. Baltasar Fernandes Garcia Filho e a coordenadora do curso de Gestão Ambiental Profa. Dra. Rose Maria Duda.

Produção de Artes/Posts - Giovana Ijanc e Heloísa da Silva (alunas de Marketing)





Imagem 1 - recicla sampa

Imagem 2 - espaço ciência e vida

Imagem 3 - cartaz publicitário Savegnago

Imagem 4 - Jaboticabal - SP | Credito Heloísa da Silva (Marketing)


 

REFERÊNCIAS 

 DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.  

 FAGUNDES, M.C.V. &QUADROS, D.A.Q, Anexo 1-Projeto de Aprendizagem: uma proposta pedagógica possível. UFPR.  

 QUADROS, D. A, ALANO,E.R.C., FAGUNDES, M.C.V, Módulo 5-Transformando a realidade: O projeto de aprendizado e a interação social, UFPR, Matinhos.2009.  

 VALENTE, J.A. Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas. In: J.A. Valente (org.) O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999.  

 http://www.acif.org.br/projetos/view.php?cod=43. Acesso em:  03 de Janeiro de 2021. 

 http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias.php?noticia_id=2428. Acesso em:  07 de Janeiro de 2021. 

Comentários

Destaque do Blog

Governança para a Sustentabilidade

Certificação Bonsucro